O médico veterinário na saúde pública

O papel do médico veterinário na saúde pública: “A missão do médico-veterinário é servir a sociedade, pelo seu vínculo com a saúde pública, inocuidade alimentar e sanidade animal. Ele pode e deve usar a sua experiência para contribuir com as autoridades em busca de respostas imediatas quando necessário”, destaca o médico veterinário Guilherme Marques, consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS)Marques fala, ainda, que a base da estrutura de Saúde Única já está alicerçada para um trabalho integrado entre saúde humana, animal e ambiental. Porém, é preciso fomentar cada vez mais a participação do médico-veterinário neste processo. O consultor da OPAS/OMS defende que as instituições de ensino superior têm papel fundamental para isto na formação do profissional.
“As instituições de ensino superior devem ampliar o escopo de atuação em saúde pública para além da área pet, para que esses profissionais conheçam as outras demandas da sociedade e da profissão e, assim, possam contribuir frente à criação de políticas públicas e aos desafios que estão por vir”, ressalta. 
No contexto do Núcleo de Apoio à Saúde da Família-NASF, o médico-veterinário Paulo Cesar Augusto de Souza destaca a importância do médico-veterinário em relação, sobretudo, às zoonoses, que são as doenças transmitidas dos animais aos seres humanos. “O médico-veterinário é o único profissional que tem formação em epidemiologia”, ressalta Souza, que é professor titular do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública, do Instituto de Veterinária, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
“Nossos desafios são muitos e são diários. Precisamos estar atentos para responder de forma firme e imediata as classes e a sociedade”, ressalta o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária-CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Própolis

Consumo de ovos